Follow Us @diariodeumabrazuca

quarta-feira, 25 de abril de 2018

Feriados em Portugal: conheça os 13 oficiais.


feriados-em-potugal

Ah! Feriado!!!

No mês em que se comemora "O Dia da Liberdade" em Portugal, eu aproveito para listar aqui as principais datas comemorativas que os portugueses (e todos que moram aqui, claro!) ganham uma folguinha. 

Afinal de contas, quando você está prestes a morar em outro país é muito importante que você fique inteirado da cultura local.Além de ser sempre bom saber, quando estiver aqui já, quais meses vão ter alguns dias livres e em que data eles vão cair para saber as programações da cidade, os horário de funcionamento das lojas e dos pontos turísticos também.

Você sabia que tem algumas datas comemorativas que em Portugal são celebradas em dias diferentes do Brasil?
Quer saber mais? Tenho um post completo falando sobre elas. Confere tmb!
Celebrações em Portugal (versus Brasil)

Nos últimos anos, Portugal passou por uma forte crise econômica que suspendeu quatro feriados importantes do calendário. Somente em 2016 que o novo governo repôs as datas na agenda oficial.

Com a crise mais distante, os dias de Corpus Christi, da Implantação da República, o Dia de Todos os Santos e a Restauração da Independência voltaram a compor a lista, fechando assim os 13 feriados nacionais obrigatórios do país. 

CALENDÁRIO 2018
01 de janeiro – Ano Novo
30 de março – Sexta-feira Santa
01 de abril – Páscoa
25 de abril – Dia da Liberdade
01 de maio – Dia do Trabalhador
31 de maio – Corpo de Deus (Corpus Christi)
10 de junho – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
15 de agosto – Assunção de Nossa Senhora
05 de outubro – Implantação da República
01 de novembro – Dia de Todos os Santos
01 de dezembro – Restauração da Independência
08 de dezembro – Imaculada Conceição
25 de dezembro – Natal

Existem também os feriados municipais em Portugal, que podem ser escolhidos por cada cidade. Nesse caso, cada município escolhe um dia (ou mais) para decretar como feriado municipal. Normalmente, eles correspondem ao dia do padroeiro da cidade ou se trata de alguma data histórica do município.

O Carnaval é considerado um feriado opcional. Na terça-feira de Carnaval, o que fecha geralmente são as repartições públicas, bancos e escolas.  

Sobre o 25 de abril

feriado-portugal-25-de-abril

O dia 25 de abril é um dos feriados mais importantes do ano em Portugal. A data celebra o fim da ditadura e é comemorada em todo o país com direito a muitos festejos em diversas cidades.

Neste dia, em 1974, acontecia a chamada Revolução dos Cravos. Era um momento de grandes dificuldades econômicas para Portugal, além de um período de forte censura de imprensa e das manifestações artísticas, como a música e a poesia.

Há 44 anos atrás, os militares portugueses deram cabo de um Estado militar, pondo fim ao regime ditatorial.  Vitoriosos,  conseguiram n implantar o regime democrático e a instauração da nova Constituição Portuguesa, de forma pacífica. Um ano depois, os portugueses foram às urnas. Era o retorno oficial à democracia, que permanece desde então.

O líder do regime ditatorial, Marcello Caetano se rendeu e entregou o poder aos revolucionários, embarcando para o Brasil logo depois. Morreu no Rio de Janeiro em 1980.

O símbolo do dia 25 é o cravo, a flor que a população colocou nas armas dos militares neste dia. Vendedores de flores começaram a distribuí-los. Enquanto os militares colocavam os cravos nos canos de suas armas, a população os  segurava e colocava na lapela das roupas.

O que vai rolar neste feriado do dia 25:
(Fonte JPN)

Logo no início da quarta-feira, a Praça D. João I vai ser ocupada, a partir das 10h, para uma manhã de jogos tradicionais. 
Na parte da tarde, às 14h, acontece uma homenagem aos Resistentes Antifascistas no Museu Militar do Porto, onde se localizavam as antigas instalações da PIDE, seguida de uma marcha chamada “Desfile da Liberdade” rumo à Avenida dos Aliados às 14h30.

Às 16h , vai ser inaugurada a exposição internacional “PortoCartoon: LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE” no Fórum Cultural de Ermesinde. O evento é promovido pela Câmara Municipal de Valongo e o Museu Nacional da Imprensa
.
Já pelas 18h vai rolar a apresentação do grupo Canto da Liberdade no Cultura Curto Espaço. O grupo vai fazer um tributo a Zeca Afonso e outros intérpretes de abril. O espectáculo de aproximadamente 1h30 promete levar o público a recordar abril e a viajar pelo legado da música de intervenção. A entrada é gratuita.

Ainda no feriado de 25, a Junta da União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões vão promover a 41.ª edição da Corrida e Caminhada da Liberdade, entre as 9h e as 13h, no Largo do Souto, em Custóias. A participação também é livre, mediante inscrição prévia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário