Follow Us @diariodeumabrazuca

terça-feira, 1 de maio de 2018

Dia das Mães em Portugal e suas curiosidades pelo mundo


mães-em-portugal-dia

Você sabia que o Dia das Mães em Portugal é comemorado no Primeiro Domingo de Maio? Então, confere aqui o motivo dessa celebração ser nesse dia e saiba também outras curiosidades da comemoração.

Muitas vezes me questionei sobre o motivo de haver um dia da mãe, e porque em tal data especifica. Agora morando fora do país fiquei ainda mais intrigada, principalmente depois de descobrir que o "calendário de datas comemorativas" não é muito padronizado, mundialmente falando, como eu imaginava ser.

Por conta disso, hoje trago para vocês (e para mim) a resposta de algumas curiosidades sobre esse dia tão especial para nós mães e para nós filhos também.

Quer saber mais datas aqui em Portugal que também não são comemoradas no mesmo dia que no Brasil? Veja aqui: 


Como o dia das Mães nasceu?
A mais antiga comemoração do dia das mães é mitológica.
 Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses.
No Estados Unidos, conta a História que o Dia da Mãe foi idealizado por Anna Jarvis, uma ativista norte americana, que após a morte da sua mãe, entrou em grande depressão e suas 
 amigas, preocupadas com todo o sofrimento dela, tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Ana com uma grande festa. No entanto, Ana quis que a festa fosse estendida a todas as mães, com um dia em sua homenagem. 
A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o então governador da Virgínia Ocidental, incorporou o Dia das Mães ao calendário do estado.
Quatro anos mais tarde da data ser celebrada na Virgínia, o presidente dos Estados Unidos naquela época unificou a celebração em todos os estados do país e, segundo sugestão da própria Ana, ficou estabelecido que o Dia das Mães deveria ser sempre comemorado no segundo domingo de maio. Depois do decreto, outros 40 países adotaram a data.

E porque em Portugal é comemorado no primeiro Domingo de Maio?
É comemorado nesta data em homenagem à Virgem Maria, seguindo a tradição da Igreja Católica que neste mês celebra o dia da mãe de Jesus.

Esta celebração sempre foi realizada nessa data?
Não. Durante muitos anos foi comemorada no dia 8 de Dezembro, que é o dia de Nossa Senhora da Conceição. Mas no segundo domingo de maio parece que nunca foi festejado mesmo.

E no Brasil, como essa data ficou oficializada?
 A primeira celebração no país ocorreu em 12 de maio de 1918, em Porto Alegre. Aos poucos, a festividade foi se espalhando pelo país e, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas, a pedido das feministas da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, oficializou a data no segundo domingo de maio. A iniciativa fazia parte da estratégia das feministas de valorizar a importância das mulheres na sociedade, animadas com as perspectivas que se abriram a partir da conquista do direito de votar, em fevereiro do mesmo ano. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

Dia das Mães pelo mundo!
Confira ainda a lista de dias em que se comemora o Dia das Mães em diversos países:

Segundo domingo de maio – EUA, Brasil, Austrália, África do Sul, Bélgica, Chile, Colômbia, China, Dinamarca, Alemanha, Itália, Panamá, Finlândia, Japão, Canadá, Nova Zelândia, Áustria, Peru, Suíça, Turquia, Venezuela, Hong Kong e Estônia.
Primeiro domingo de maio – Portugal, Lituânia, Hungria, Cabo Verde, Angola, Espanha e Moçambique.
Último domingo de maio – França e Suécia, podendo ser transferida para o primeiro domingo caso coincida com pentecostes.

Dias fixos no mês de maio:
No dia 10 é comemorado no México, Guatemala, Bahrein, Índia, Malásia, Qatar e Singapura. 
Dia 15 no Paraguai. 
Dia 26 na Polônia e dia 27 na Bolívia e na República Dominicana.

Em outras datas ainda tem:
Dia 08 de fevereiro na Noruega.
Dia 03 de março na Albânia, Rússia, Sérvia, Montenegro, Bulgária, Butão, Moldavia
Dia 08 de março na Romênia.
Dia 21 de março no Egito, Síria, Arábia Saudita, Kuwait e Emirados Árabes.
Dia 7 de abril na Grécia.
Dia 8 de junho em Luxemburgo.
Dia 12 de agosto na Tailândia 
Dia 15 de agosto na Costa Rica.
Os argentinos comemoram no terceiro domingo do mês de Outubro.
Dia 8 de dezembro no Panamá.

Independente de datas e de país, essa comemoração deve ser vista por todos como um momento a mais para reconhecer o valor de uma mãe.
 É (mais um) dia para demonstrar amor, carinho, respeito por essa pessoa que dedica sua vida a um outro ser humano, que por muito tempo depende dela para sobreviver. O mais lindo amor do Mundo.

Ser mãe... ser filho... ah não há coisa melhor.💓

Quer saber mais datas aqui em Portugal que também não são comemoradas no mesmo dia que no Brasil? Veja aqui: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário