Follow Us @diariodeumabrazuca

quarta-feira, 18 de abril de 2018

Escola Pública em Portugal: como matricular seu filho?



Sempre que falo de escola aqui ou nas redes sociais do Diário, o assunto sempre rende muuuuuitas perguntas. Então, por conta disso, resolvi aproveitar esse espaço para tentar falar de uma forma mais explicadinha como tudo funciona por aqui.
"Seu filho está na escola pública?O ensino é bom? é tudo de graça?  O ensino é obrigatório a partir de que idade?"

Essas são algumas das perguntas que mais recebi nessa minha última postagem e em outras que já fiz relacionada ao tema. Então vamos lá tirar algumas dúvidas ou matar só a curiosidade de quem nos acompanha mesmo. rs


A ESCOLA PÚBLICA É DE GRAÇA?
A verdade verdadeira mesmo é que de graça não é. Todo serviço público por aqui se paga alguma coisa, mas o valor é sempre bem simbólico, de acordo com seu escalão(sua renda familiar) .

Por exemplo, não se paga propriamente dito uma mensalidade na escola pública, mas se paga o almoço e o prolongamento, que é o tempo extra que seu filho vai permanecer na escola. Caso decida por isso, como foi o meu caso.

E O QUE É ESSE TEMPO EXTRA NA ESCOLA?
O Be, por exemplo,pode entrar entre 8h30 e 9h e sair até as 18h30, pois pagamos o prolongamento. Quem não paga, a saída é as 16h. E, sim, mais uma vez valor do prolongamento vai variar de acordo com o escalão (quanto você ganha). Mas o que posso dizer em termos de valor é que o pagamento máximo (para quem ainda não possui forma de comprovar o escalão) fica em torno dos 60 euros, com tudo.

Esse tempo livre pode ser ocupado apenas por brincadeiras e pinturas, somente para preencher o horário prolongado das crianças, enquanto os pais trabalham. Mas na maioria dos casos, existe também a Associação de Pais, que organiza junto a escola algumas atividades extras para ocupar esse horário.

No caso do meu filho, ele tem a opção de fazer aulas de Yoga, inglês, música e dança. E SIM, se paga também por isso, porém, volto a dizer os valores acabam sendo bem simbólico. As aulas costumam ter valores abaixo dos 10 euros. Acho que a aula mais cara que ele faz custa 7 euros mensais. (Os valores variam de escola para escola). Tudo opcional.
O almoço também fica assim, tem um valor diário (tmb de acordo com o escalão do encarregado de educação), que não passa muito dos 2 euros. 

É importante lembrar que os pais podem buscar a criança para almoçar em casa tmb. O horário de almoço fica entre 12h e 14. Não sei se é diferente em cada escola.

FOI FÁCIL MATRICULAR NA ESCOLA PÚBLICA? COMO FAÇO PARA MATRICULAR MEU FILHO?

Eu achei bem tranquilo esse processo de matrícula. Me lembro de visitar cinco escolas e ter me apaixonado por todas na época 💗. Cada uma com o seu jeitinho especial de cativar mas no fundo bem padronizadinhas. Tanto que no fim, a escolha foi mais algo pessoal do que propriamente por conta de algum problema visto nas escolas.

Quanto a matrícula, o primeiro passo a ser dado é ir até a Junta de Freguesia da região onde você mora.(Guarda esse nome, você ainda vai ouvir muito falar dela rs). Lá irão te informar as escolas existentes mais próximas da sua morada e que se encaixam no perfil do seu filho (conforme período escolar que ele está). 

Com a lista em mãos, é hora de conhecer as instituições, fazer visitas, pesquisar tuuudo e enfim escolher. Então, você deve se preparar para o período de matrícula, que normalmente acontece entre Abril e Junho. Para efetuar a inscrição, é preciso ir até o Agrupamento Escolar da sua região, que é uma escola sede da sua freguesia (bairro) que cuida de tooodos os trâmites escolares. 

No dia da matrícula, você preencherá um formulário indicando as cinco escolas em ordem de preferência. E, definido isso, é aguardar para ver se tem vaga nas escolas que mais te agradaram.  De preferência naquela número 1 que você escreveu lá. ✌

QUAIS DOCUMENTAÇÕES PRECISO?

Durante a matrícula, eles vão te pedir documentos como cartão cidadão ou passaporte (seu e da criança), comprovativo de morada, o NIF ( que é o CPF brasileiro, documento que é muito importante tirar assim que chegar) seu e da criança e o boletim de vacinas (pode ser o do Brasil). Ah e uma foto 3x4, que eles chamam aqui de foto tipo passe.

É importante lembrar, que no caso do Bê, que era pré escola, eu só precisei desses documentos. Porém, se o seu filho já tiver estudado além desse período, é preciso o histórico escolar APOSTILADO, DE ACORDO COM O APOSTILAMENTO DE HAIA.

De resto, é só aguardar sair a lista dos nomes dos alunos nas escolas que tiveram vaga para eles. No caso do meu filho, no dia que saiu fomos até a escola sede, do Agrupamento escolar de onde morávamos e vimos o nome dele lá. Tão lindo, beeem na escolinha que tínhamos escolhido como primeira opção. ☝😊 Foi muito emocionante e ficamos muito aliviado de ter dado tudo certo. 💆👍

Um adendo importante: Vejo muitas mães preocupadas com período de matrícula. Por mais que você chegue aqui fora do tempo das inscrições, eu acredito que esse não seja o maior motivo de preocupação por aqui.  
A verdade é que, se eles tem 6 anos ou mais, é muito difícil que eles fiquem sem estudar. 
Pode até ser que eles não estudem na escola mais perto da sua casa, mas o estudo é bem assegurado pelo Governo. Toda criança tem direito de estudar. 
Na escola do meu filho, por exemplo, que nem é período obrigatório de estudo, entraram mais duas crianças entre Janeiro e Fevereiro. Lembrando que o fim do ano letivo aqui é Junho.
Já para quem tem crianças até os três anos de idade, a situação é um pouco mais dífícil, principalmente se tratando de creches públicas.

E ENTÃO, ESTÁ GOSTANDO DA ESCOLA? ELA É BOA MESMO?

Eu só tenho elogios a escola que escolhemos. E de uma maneira geral, pelas escolas que visitei por aqui posso dizer que todas são muitos boas. São bem padronizadas com um detalhe aqui e outro ali que diferenciam. Eu gosto muito e acho muito boa sim.👍
No meu caso, eu me encantei por ser uma escola pequena, aconchegante, muito acolhedora para o momento que ele entrou, de tantas mudanças recém chegados aqui ainda.
As salas de aula são muito coloridas, com diversos brinquedos de madeira, jogos de tabuleiros e tapetes com desenhos... tudo muito lúdico, o que encheu meus olhinhos de mãe coruja.
Sem falar na área externa, cheia de verde, com uma hortinha (ponto alto do local) e um parquinho com espaço para correr e aproveitar a vida fora das salas de aula. 
Em uma conversa durante a visita, me disseram que aquela área era muito usada, que eles faziam questão de utilizar o máximo que podiam o espaço ao livre. Eu adorei e por isso optei por essa.
Ah e um outro ponto bem interessante, que confesso que de início me deu um certo estranhamento (até fiz um post sobre isso), foi sobre ter turmas mistas (faixa etária), que segundo eles, era um método que estimulava além de um convívio universal, fazia com que os mais velhos tivessem um senso de responsabilidade maior com os pequenos. Achei isso o máximo no fim das contas e vejo isso na prática na vida do meu filho, coisa que antes não via nele.

OBS: A verdade mesmo é que EU estou cada vez mais adaptada aos métodos escolares por aqui. SIIM, pq para falar a real na questão de adaptação foi euzinha aqui que precisei aprender a lidar com algumas sutis diferenças que apesar de boas não eram o que estava acostumada a vivenciar nas escolas do Brasil. 


É importante frizar que o que respondi aqui foi  baseado na minha experiência com o meu filho. O Bê está na escola pública e por ter 5 anos entrou na fase de infantário, a pré-escola.
E claro, vale lembrar que deve ter uma coisa aqui e outra ali diferente em cada escola, principalmente nas de outras regiões de Portugal.

Por fim, para um melhor entendimento, vamos fechar esse assunto falando então....

Sobre o ensino português de um forma geral:

Aqui em Portugal, o aluno tem a obrigatoriedade de frequentar a escola a partir dos seis anos de idade. Mas vamos falar de todos os graus de ensino por aqui, até mesmo dessa faixa etária que não faz parte da idade oficial para ingressar nos estudos.

Pré-escolar  
Nesse período, as escolas podem ser chamadas de creche ou infantário. Não existe a obrigatoriedade do ensino porém é muito comum que os pais que trabalham coloquem seus filhos logo cedo, antes mesmo dos três anos de idade. Por isso, na maioria delas existe um plano de desenvolvimento contínuo, onde as crianças ficam desde cedo (pela parte da manhã), almoçam e terminam o dia lá (até umas 18h30, geralmente).

Logo em seguida vem o Ensino Básico.
Esse período é o mesmo que o nosso Ensino Fundamental no Brasil. As notas nessa etapa são de 1 a 5 e está dividido em três ciclos:
1º ciclo: Vai do 1º ao 4º ano. A idade escolar fica entre 6 e 10 anos. 
2º ciclo: Fica entre o 5º e o 6º ano. A idade escolar fica entre 10 e 12 anos. 
3º ciclo: Abrange do 7º ao 9º ano. A idade escolar fica entre 12 e 15 anos. 

No fim desta etapa, o aluno vai para o Ensino Secundário
Uma das maiores diferenças entre os sistemas brasileiro e português começa aqui. É a partir daqui que o aluno pode escolher qual área de estudos ele quer seguir. Na prática isso quer dizer que quando termina o ensino básico o estudante optará por quais disciplinas irá cursar nesse período.
As notas vão de 0 a 20 valores e o estudante não terá todas as disciplinas como no Brasil e deverá ter frequência obrigatória em cinco disciplinas. As disciplinas escolhidas tem a ver com que curso superior que o estudante quer seguir. No final do ensino secundário o estudante fará o Exame Nacional e é a média das provas feitas que dará acesso ao ensino superior. Algumas matérias são obrigatórias a todos como a língua portuguesa, língua estrangeira, filosofia e educação física. 
A idade escolar fica entre 15 e 18 anos e é equivalente ao nosso Ensino Médio. 
Tem a duração de três anos, vai do 10º ao 12º ano. 

Ficou com alguma dúvida ainda sobre o assunto?
Podem continuar mandando perguntinhas.
 Quem sabe não fazemos uma Parte 2 desse tema. 😚

INFORMAÇÃO EXTRA:
Esse ano de 2018, foram feitas algumas alterações na matrícula das crianças e para esclarecer melhor essa parte, vou deixar aqui o link de uma reportagem que explica bem as mudanças. 

E por falar no assunto "escola"...falei sobre o tema ainda em outros post.
Confere lá:









Nenhum comentário:

Postar um comentário