Follow Us @diariodeumabrazuca

quarta-feira, 4 de abril de 2018

O que sinto falta do Brasil



No mês de abril eu completo 1 ano morando em Portugal. Como é de costume eu resolvi escrever um post aqui no blog  e falar sobre essa vivência para vocês. Dessa vez, o tema escolhido foi:
  "O que sinto saudade do Brasil". 

Bem, é claro que certamente a maior saudade que tenho do Brasil é da família e dos meus amigos. Eu neeeem coloco na balança a falta que eles me fazem com a vida que levo aqui pq nao tem como medir esse tipo de sentimento. Por isso não entram na lista, por motivos óbvios. O foco será em produtos, situações, serviçoes e comidas. Quase tudo é comida ou relacionado a isso para falar a verdade, mas vamos lá! rs

Já adianto que vou adorar ter o feedback de vocês e saber quem mais sente esta saudade do Brasil. Ah, e dicas caso eu esteja reclamando de algo que tem por aqui e eu nem sei rsrs

Toda vez que a gente pensa na vida no exterior, vem as descobertas fantásticas, o país lindo e as oportunidades diversas que temos por experimentar uma nova cultura. Tanta coisa boa, não é mesmo? Mas há certos aspectos do estilo de vida brasileiro que fazem muita falta quando se está longe. Pensando nisso, listei umas 10 coisas (acho que juntando todas as comidas dá mais) que costumam me dar muita saudade aqui.
Bom, não preciso dizer que nenhum destes itens é fundamental para nossa vida né? É realmente uma forma de deixar toda essa distância mais leve e matar a saudade, pelo menos com as lembranças. Ah, e claro, uma forma de organizar meu roteiro do que vou fazer quando eu for no Brasil tmb. 😋


1. Comida a quilo 
Eu sinto, muita, muita falta de almoçar fora em um restaurante a quilo aqui. Poder comer o que quer, a quantidade que desejar, fazer aquela mistura mais doida sem que ninguém te controle é libertador rsrsrs. 
Ah e tem também aquele dia que vc não está com tanta fome, e pode colocar só o que vai comer e então pagar só por aquilo. Ah, muito mais prático e econômico tmb. Aqui, na maioria dos restaurantes que a comida está no estilo "self service" tem alguém que monta sua comida e os pratos são geralmente pré-prontos (quantidade e o que tem para comer é bem padronizado). Eu já cansei de deixar comida no prato (que vergonha, eu sei ) pq acabou sendo de mais para mim, ou as vezes sentia que faltou algo para acrescentar na refeição tmb. 
Para não dizer que não existem esse tipo de estabelecimento aqui em Braga, eu até encontrei um restaurante nesse estilo aqui perto de casa (fiquei tão feliz que nem liguei que nem tinha tanta variedade assim rs), mas é muito raro ainda assim e caro tmb. ( Se conhecerem mais, me indiquem!)

2. Tanque
Nunca pensei que fosse dizer isso mas eu sinto muiiiita falta de ter um tanque em casa. Tá, eu realmente lavo todo tipo de roupa na máquina de lavar mas gente, e tênis ou aquele chinelo velho, um tapetinho que uma água básica e um sabão resolve rapidinho, sem falar naquela blusinha mais frágil que vc não quer estragar na máquina ou um balde para encher para fazer uma faxina? 
É tudo na banheira ou no box mesmo?! Bem normal mesmo?
Bem, eu acredito que algumas moradias devam até ter tanque mas em nenhum dos dois lugares que morei aqui eu tive esse prazer de ter uma área de serviço com um e confesso que me fez falta a beça por aqui.

3. Suco de uva
Assim que cheguei aqui, fui a um restaurante e pedi um suco de uva. 
??????  ← Essa era a cara do garçom para mim. (OI??)
Foi aí que eu descobri que aqui não era comum esse sabor para sumos (como eles chamam sucos aqui). Sinceramente nunca achei meeesmo e desisti de pedir em restaurantes tmb, claro.
Desde então eu já exprimentei diversos sabores (até lichia) mas o de uva, nada. 
Ahh, eu amo os sucos de uva do Brasil, de caixinha, de garrafa, de qualquer tipo. 
Sinto muita saudade mesmo de um suquinho daqueles geladinhos, que vem numa garrafa de 2 litros que comprava na padaria perto de casa. Huummm!

4. Delivery variados
Se tem uma coisa que quase não tem aqui é restaurante que entrega. Enquanto no Brasil já rolava até boteco online rsrsrs
Chegava sexta-feira eu já estava "Hoje vai ser hamburguer gourmet, petiscos ou um pac de esfiha?". Sem falar no almoço daquele fim de semana que vc não quer cozinhar e nem sair de casa. Tinha uma liiiista de restaurantes para esse momento. (ou quase uma rs)
Já aqui isso é beeeem raro. Pelo menos onde moro. É pizza, e olhe lá! Nem Mac Donalds entrega. Por aqui, o tradiconal é o "Take Away", que é onde vc busca a comida e come em casa. E só.

5. Churrasco em qualquer situação
A verdade é uma só, quando se tá longe sente falta, quando se tá perto vc enche o saco. Era em toodo aniversário, fim de semana, reunião entre amigos. E eu? Ah, não aguentava mais! "Churrasco de novo? Vai, vamos mudar o cardápio né." (pagando a língua nazeuropas ela rs)
Agora é só colocar um pagode na televisão (chooora" rs) que eu lembro cheia de saudade daquela reunião infinita, que começava as 15h de sábado e acabava as 7h do dia seguinte. Ou, dos domingos tradicionais com cheiro de churrasco do vizinho e aquela musica mais fossa possível.
Era churrasco na rua, no boteco, na calçada, na varanda, na laje, no salão de festas, na festa da igreja....tinha para todos os gostos e tipos.
Êta saudade daquele pão de alho e de uma banana na grelha para comer de sobremesa...huuummm

6. Banho de Mar
"Menina do Riiiio!" "Moça do corpo dourado, do sol de Ipanema"
Opa, menos, bem menos. 😅
Eu nunca fui a carioca da gema que tem o escritório na praia mas uma prainha com sol e mar faz toda a diferença. Principalmente o BANHO DE MAR.
Pq a verdade é que ir a praia sem conseguir dar um mergulho é quase que sei lá, não ir rsrs. Eu sei que ainda não visitei o lado das águas quentes em Portugal mas as poucas praias que frequentei por aqui era impossível entrar na água. NÃO ERA DE DEUS AQUELA ÁGUA! 
Eu não era nadadora do grupo, que ia para a praia só para curtir a água mas que me fez muita falta mergulhar naquele marzão, fez. As águas por aqui são muito muito geladas mesmo, mal consegui molhar o pé. Não dava, de jeito nenhum rs
Eu até tentei os rios tmb,cada coisa linda, paisagens incríveis, mas para nadar não dava não. 😓

7. Lojas de tortas geladas
Ah, mas aqui tem doce por tudo quanto é lado, Michelle! 
Por onde passa tem pastelarias repletas de guloseimas. 
Eu sei, eu sei, mas  a verdade é que eu nunca encontrei aquela torta crocante, geladinha, uma de limão saborosa tmb..huummm. Ai, que vontade de comer uma fatia depois do almoço. Tipo Torta Mania, sabe? 
 Eu sei que muitos vão dizer "ah mas é tradição, doces típicos, Portugal, não Brasil". Eu sei, tmb concordo, não é reclamação, é só uma saudade mesmo, um desejinho brasuca. Nada contra, eu como os doces portugueses tmb rsrs

8. Só vai ter comida a partir de agora, então vou resumir:
Sinto falta:
- Habibs no dia de aperto
- Outback  nos primeiros dias do mês hahahaha
- línguiça calabresa acebolada naquele petisco de sexta-feira depois do trabalho.
- sopa de ervilha, COM LINGUIÇA CALABRESA.
- Pizza de CALABRESA
- aquele hamburguer podrão da esquina com tudo dentro
- pastel da feira (mesmo não sendo na feira)
- Requeijão com Pão
- Pizza de Chocolate ( aqui tem em algumas pizzarias brasileiras, mas ainda assim não é igual a do Brasil, pelo menos as que experimentei)
- Nescau (tem em loja de produtos brasileiros, mas nem sempre é possível ir até esses estabelecimentos, então não é o mais comum)
E....
- Mortadela sem azeitona

A lista é grande, as diferenças também...e a saudade, ah nem se fala! Quase 1 ano aqui e tenho aprendido a lidar com as coisas maaais simples e que fazem uma falta danada. Principalmente pq quando se está longe elas se tornam grandes demais em certos momentos. Faz parte. 😏

Mas é importante sempre lembrar que o diferente não é ruim, sentir falta não é desdenhar e não gostar do que tem agora, é apenas relembrar. É não se esquecer da sua raíz, da sua história, de ser um pouco do que você é. Mesmo que esteja falando só de uma lata de achocolatado rsrs


Nenhum comentário:

Postar um comentário