Follow Us @diariodeumabrazuca

sexta-feira, 18 de maio de 2018

Almoço na escola em Portugal: a adaptação e o efeito da nova rotina


alimentacao-nas-escolas-de-Portugal


Depois de temas como "matrículas" e "adaptação na escola nova", o assunto que mais preocupa os pais é sobre a alimentação nas escolas de Portugal. O cardápio do almoço mais propriamente dito. 😅

"Seu filho almoça na escola?", 
"Qual tipo de comida serve lá?, 
" Ele se adaptou rápido?", 
"Ele come de tudo? 
Essas são algumas das perguntas que recebo sobre o tópico que resolvi falar hoje.

Vou resssaltar mais uma vez que falo aqui sobre minha experiência com o meu filho. É claro que isso pode variar de criança para criança, família para família. É normal, ok? 
Então vamos lá!

Minha experiência:

Quando chegamos em Portugal, lia muitos pais (brasileiros em suas maioria) dizendo que adoravam a escola onde os filhos estavam estudando, poréeeem, grande parte dizia sobre a dificuldade de adaptação das crianças ao tipo de almoço oferecido nelas. Tanto que muitos preferiam  levar os filhos para comer em casa (pelo menos no início ou em dias específicos) ou mandavam algum tipo de comida para substituir a refeição dada lá. É bom já falar que sim, existe essa opção. Podem se acalmar, viu. 😊

É verdade que muitas das crianças demoram a se acostumar ao novo esquema alimentar nas escolas e que essa é uma fase muito complicada para muitas delas. De fato, cada criança reage diferente e é preciso saber lidar da melhor maneira para que nada seja traumático, já que são muitos processos de adaptação com a mudança de país.

Mas a verdade é que eu, apesar de muito me preocupar com esse momento, já tinha decidido desde o início que meu filho iria comer na escola e que passaria pela adaptação necessária lá dentro. E  se fosse preciso até reforçaria o lanche quando não tivesse rolando muito bem mas faria questão que ele pelo menos experimentasse o que estava sendo oferecido no dia. E isso foi algo que ouvi logo na primeira vez que tive contato com a escola e me deparei com essa "nova situação". O que me disseram foi: "As escolas aqui incentivam que a criança conheça novos alimentos sempre. Ela não é obrigada a comer tudo, mas precisa pelo menos provar para dizer que não gostou da comida."

No fundo, isso soou um tanto pessoal. Logo eu, a rainha do "não gosto de tal comida sem nunca ter experimentado". A verdade é que eu sempre achei a teoria muito interessante, mas na prática nem eu mesma vivia. Por conta disso era importante para mim não passar isso ao meu filho, ainda mais que por ele ser novo a questão poderia ser bem mais fácil de "superar". Na minha cabeça era a hora para se fazer isso sem "muito sofrimento". 

E outra coisa, temos que estar abertos para entender a cultura do país em que estamos e passarmos isso para os nossos filhos. Para mim, essa era uma oportunidade para isso. Ele tem apenas 5 anos, está formando seu paladar ainda, não poderia deixar de testar essa nova experiência. É claro que apesar de estar certa disso, o receio de que seria uma fase difícil caminhou comigo até a primeira semana de aula. Mas na minha visão era importante vivermos isso.

Tentar é importante:

O início das aulas veio e ele tirou de letra o novo hábito alimentar. Sim! Não houve reclamação dele com a comida e ao perguntar na escola sempre ouvia que ele era bem tranquilo para comer. Como foi? O que foi feito para isso? Não sei, só sei que foi preciso tentar para saber se iria correr bem, ou não.

Eu já havia reparado que ver os amiguinhos comer sempre facilitava e ele ia no clima. O que com certeza deve ter facilitado muito. Não sei exatamente qual foi a "mágica" mas chego a conclusão que é sempre (sempre mesmo) preciso tentar, antes de dizer que "não vai dar". Nós pais temos o péssimo hábito de já concluir se nossos filhos vão gostar ou não, se vão se adaptar ou não. A verdade é que estranhamos mais do que a criança.

O efeito dessa nova rotina no Dia-a-Dia fora da escola:

"Ah que bom, então seu filho come de tudo." 
Não. Não é bem assim. Em casa, ainda é um pouco mais difícil (comer em turma é muito mais legal) mas apesar disso já percebo uma mudança no paladar dele. O efeito da rotina na alimentação vem sido notada em alguns hábitos que ele adquiriu, como comer frutas de sobremesa. (Antes disso era sempre sorvete)
Depois do almoço, é hora de comer uma laranja cortada. UAU!  Voltei no tempo vendo ele comer assim rsrs.  Já não via isso desde o tempo que era pequena (quando minhas tias comiam). E ele ADORA! Coisa mais linda! É morango, melancia, clementina (tanjerina). Tô adorando! Ele come com gosto.
Mas se tiver um sorvete, ele ainda prefere? Claroooo. Normal, né?😏

Esse novo costume ainda rende algumas perguntas do tipo: "Tem 'oface' mãe?" OI?ALFACE?! Nem sabia que vc comia alface.
E novidades do tipo "Mãe, comi uma batata com negocinhos verdes e gostei." (risos)

Ah e além disso tudo, pude junto com ele aprender e reconhecer que meu cardápio em casa não é muito variado e meus hábitos alimentares não são muito exemplares também. E já estou trabalhando  nisso. Não é mole mas o negócio é tentar. MESMO!

No fim, ele só tem me mostrado que está preparado para vivenciar as experiências que esse mundão oferece e que o medo está sempre em mim. Em nós pais. Por isso, na dúvida, no medo, eu aconselho deixar seu filho tentar, experimentar (coisas boas, claro). Se não der certo, outras opções sempre virão. Mas deixe ele viver, sem passar nossos "traumas", essas novidades que o novo lar que escolhemos viver tem a oferecer.

Como funciona a alimentação na escola

Pequeno-almoço (o nosso café da manhã):
Geralmente nos pedem para mandar frutas e pão. E lá eles servem um leite (achocolatado).

Almoço:
Entrada - Sopa
A Refeição do dia
Sobremesa - frutas da época

Pela tarde:
Um lanchinho que pode ser bolachas (sem recheio), um bolinho (sem recheio), pão, iogurtes e mais frutas.

Sobre o Cardápio
A primeira vez que vi o cardápio, eu tive muita vontade de ser uma mosquinha para vê-lo comer Bacalhau à bras, arroz com cenouras sem reclamar do "negocinho abóbora" e as "coisinhas verdes" que ele sempre colocava de lado na comida aqui em casa.
Ah, eu ri sozinha e fiquei imaginando o "show" que ele daria para comer. Confesso que algumas comidas eu não oferecia agora pela idade. Sempre tive essa mania de achar que ele era muito novo para comer tais coisas. Que nada. Ele come agora e nem reclama. Tudo é uma questão de costume, faz parte.

O cardápio da semana geralmente fica anexado na porta de entrada da escola, recebemos por email e está no facebook da Associação dos Pais também.


Modelos de ementa:




Nenhum comentário:

Postar um comentário