Follow Us @diariodeumabrazuca

quinta-feira, 12 de abril de 2018

Mudar de país: 1 ano dessa nova experiência



Há um ano eu chegava em Portugal com duas malas de roupa e uma de brinquedos para uma nova etapa de vida. Eu não conhecia Portugal até então e foi assim, meio que no escuro que desembarcamos, eu e meu pequeno para o encontro do marido (e pai) que já estava aqui, para juntos seguirmos nessa nova página de nossa história.

Ah, e dessa história se tem tanto para falar. Foram tantas experiências, graandes aprendizados, muitos altos e baixos que eu vou aproveitar esse post de celebração de um ciclo que se fecha para relaxar e falar de coisa boba mesmo, mas que eu me divirto muito por aqui, sem qualquer maturidade ainda para lidar. 

Siiim, vamos falar mais uma vez das nossas diferenças línguisticas, tão sutis mas que sempre nos pega despercebidos no dia a dia por aqui. Pelo menos a mim. 😊

 Bem, vou nomear então esse post como:

"10 palavras do Português de Portugal que te dão a impressão que só são assim para enrolar a sua cabeça de brasileiro"



SuMo é o mesmo que SuCo!
Um M e eles não entendem muito bem quando falamos essa palavra. 😓😒
Pq um M de diferença, oq fez ter essa diferença láaa no passado???
Juro que as vezes fico me questionando coisas tão bobas como essa. 😅
Pra mim, a unica explicação é ser uma pegadinha para nós mesmo. Aháa, achou que ia tirar de letra a língua né? Senta e segura esse M aí, tá bem? rs


E o alfabeto? 
Vamos lá! A,B,C,D,E,F, G (leia-se Guê),K (leia-se Kapa). OI?! COMO?!
Tô até agora tentando entender esses dois aí! E o melhor (leia-se pior), é que eles sempre aparecem para me lembrar que eles são assim mesmo.

Qual seu email? blablala@GUEMAIL.com 
Oi, a loja está na promoção? 
Sim, todas as peças com o Kapa na etiqueta. Ah, claro, a letra K = KAPA.
Aqui Limão é Lima.
Simples. Tira o "Til "e o "O", ok?  
E é isso.
E chupa essa manga, mesmo.



Eles chamam o mouse de Rato. 
Traduziram?
Traduziram.
Pq?
Pq sim.
 Pergunta muito não.😀

Na sala de aula, a professora diz:
"Passa o rato em cima do link".
E você tem que achar isso normal e ponto. 
Mas a verdade é que eu penso: "Meu Deus, como é difícil ter maturidade para viver aqui. "😷


Ficou sem dinheiro por aqui. Tá afim de sacar um dinheiro? Fala isso para eles não, pq eles vão ficar com os olhos arregalados, esperando vc jogar dinheiro pro ar.
Aqui se fala Levantar dinheiro. Sacou? 😏
Uhum, eu sei que vc ta imaginando o mesmo que eu imaginei quando soube que era "levantar", mas pula essa parte e aceita só, tá bem? É o país deles, eles chamam como quiser. rsrs



Ahhh esse é o que mais ouço do meu filho
"Mãe, hoje eu me magooei na escola". 
Magoar é o mesmo que se machucar. 
"Desculpa, te magoei?", sempre que eles falam isso eu já dramatizo dentro de mim uma cena de mágoa de novela mexicana. Ai ai!😅


Aqui não tem macarrão, tem massa. 
É massa com molho branco, massa de spagueti. Tudo é massa.
Para gente é massa de pizza, de coxinha, de pastel. Aqui é tudo no macarrão mesmo.


Essa me lembra a minha primeira entrevista de emprego em terras lusitanas e a moça do RH me perguntando o número da minha camisola.
OI? Pq ela tá querendo saber o número da minha roupa de dormir hein? 
Ahá!
Pq aqui camisola é a camisa que usamos. E ela só queria saber qual era o tamanho da blusa do uniforme que eu iria usar. 👍


Na barraquinha da feira, uma plaquinha escrita "Cueca feminina a 3euros". 
Hã?? Volta e lê de novo, Michelle. 
Cueca feminina?
Aham, aqui não temos calcinhas.
 Nós compartilhamos o mesmo nome para os trajes íntimos. É cueca para todo mundooo!



"Ah, sim percebi." Percebeu o que? O que vc tem que perceber? 😨
Perceber é entender. 
Eles falam isso o dia todo isso, acostume-se.
 Em pelo menos 99 das  100 frases que usam tem um"Percebes?".
Uhum. Já percebi tudo! 😏

Brincadeiras a parte,  se  tem uma coisa que eu admiro por aqui é a forma que eles falam, eu brinco mas eu adoro essas diferenças, sei lá dá o toque português às palavra, assim como o nosso jeito de falar dá o nosso toque brasileiro de ser.

Somos muito diferentes e ao mesmo tempo nos parecemos, temos muito deles e eles, de nós. E nessa mistura que o encanto nasce. São as diferenças que nos ensinam e nos fazem ver que cada dia é algo novo para se viver e aprender. Não só aqui, mas aonde estivermos.

Bem, essa é a sensação que tenho nesse 1 ano em Portugal: ainda tenho muito o que ver, ouvir, me surpreender e de tudo isso aprender um pouco mais. E rir tmb, pq levar a vida menos a sério é o melhor remédio para segurar a parte complicada de se viver longe, que é a saudade de quem ficou e do que estávamos acostumados a viver.

Eu tenho tentado fazer assim, e você, como tem sido sua caminhada até aqui? Tem sido surpreendido com coisas tão singelas como essa? Como lida com as "diferenças"? Brinca com elas ou não curte muito? Conta para mim aqui!



3 comentários:

  1. Oiii descobri seu blog no acaso, foi muito bom pra mim eu meu marido e minhas duas filhas vamos nos mudar para portugal em janeiro de 2019 meu marido vai pra arranjar emprego e moradia e depois embarco com as crianças. Gostaria de saber que area seu marido arranjou se foi muito dificil. Se um salario de 1000 mil euros é suficiente pra começar até as crianças conseguirem vagas nas creche. Se puder ajudar agradeço ainda temos algas duvidas. Mesmobos documentos e dinheiros estando pronto pra partir. Restam duvidas... obrigada!!!! Eu vou grudar no seu blog pra saber tudo de portugal srsrsr..beijoss sucesso.


    Www.dicasdamila.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, que bom poder ajudar de alguma maneira.
      Olha, eu não sei para onde em Portugal vcs estão pensando em ir mas vou falar de uma maneira geral que viver com 1000 euros vai ser um tanto apertado para uma família com 2 crianças. Os alugueis estão cada vez mais caros, o que ja tira grande parte da renda. Bem, mas só falo mesmo pelo que vivo e vejo por aqui onde estou. Não sei ao certo se a realidade é bem essa. Espero ter ajudado e volte mais vezes. Espero poder contribuir de alguma forma com seu planejamento por ai.
      Grande beijo!

      Excluir
  2. Vir com o companheiro ou companheira ajuda muito. Da suporte, calor humano e colaboracao nas decisoes. Meus 2 tostoes...

    ResponderExcluir