Follow Us @diariodeumabrazuca

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

10 coisas que aprendi (ou não) com o Inverno em Portugal



Como todo brasileiro eu estava bastante curiosa para saber como era o inverno Europeu, ao mesmo tempo que tinha medo por não saber se estava preparada para enfrentar o frio daqui. Eu não estava muito acostumada a sentir frio, principalmente por ter vindo do Rio de Janeiro, em que a "estação fria" dura alguns dias e a mínima não passa muito dos 18º.

Hoje, depois de passar alguns meses (parece 1 ano já rs) no inverno daqui, eu confesso que tem sido uma adaptação, muitas vezes, sofrida. Não que o frio aqui em Braga não seja suportável, dá para passar tranquilamente em comparação a outros países da Europa (pelo que sempre me dizem rs), mas sim, esse tempo pode ser chato, muito chato, daqueles que não te dá vontade de sair de casa.
E mesmo parecendo bem exagerado tudo isso, uma das coisas que eu sempre ouvia e lia é que o inverno causa uma certa "depressão" nas pessoas, especialmente naqueles dias cinzentos e de chuva. Eu concordo e comigo sempre foi assim (antes mesmo de conhecer o inverno daqui), me bate um desânimo e uma nostalgia as vezes. É tenso. Eu, que eu nunca fui uma fã de dias frios sabia que essa seria uma época de grande adaptação e obstáculos para mim.

Aqui em Braga, o clima já começou a ficar frio no meio de novembro, muito embora o inverno só tenha chegado no meio de dezembro. Foi no meio do outono que as temperaturas começaram a baixar para 15, 12º e chegaram até a 10º. Em novembro e especialmente em Dezembro, o normal eram dias com mínimas abaixo dos 9º C. Com toda essa mudança brusca de temperatura que peguei, já que cheguei aqui em pleno abril, com os dias abrindo as portas para o verão, eu venho cada dia aprendendo a conviver da melhor maneira possível com essa nova realidade, uns dias amando e outros odiando. Faz parte.
E em meio a essa oscilação diária venho aqui para falar um pouco sobre os aprendizados (nem tanto) que tive ao viver essa época tão amada (por poucos) e odiada (por tantos) pelas pessoas por esse mundo afora. 

10 coisas que aprendi (ou não) com o Inverno daqui

1) Roupa para sair é quase uma armadura 
Não importa se eu já saí milhões de vezes aqui, toda saída que faço me sinto a exagerada quando vou me vestir. E devo ser um pouquinho mesmo, mas a verdade é que todas as vezes que eu cismava em tentar ser menos frienta eu me arrependia. Por isso, vale a pena sim, vestir uma segunda pele (calça e camisa que se coloca por baixo das roupas, de preferência térmica).Por cima da segunda pele é bom uma camisa de mangas ou um casaco mais leve e só então o casaco de inverno. Esse último casaco vai ficar melhor se for aqueles impermeáveis, a chuva e o vento daqui são um dos grandes vilões na hora de pensar em sair.
 Não esqueça dos acessórios. Lembre-se do gorro, do cachecol e das luvas! Mesmo quando você achar que não vai precisar de algum deles, é bom ter sempre na sua bolsa.


2) Usar luvas
E por falar em acessórios, tem a luva.
Eu sempre achei linda aquelas pessoas com luva, até precisar usar ela no meu dia a dia. 😏
A verdade é que você não está acostumado a usar luvas e a sensibilidade com ela fica bem diferente. Ai, é um saco.
É difícil atender uma ligação,  tirar uma foto, fechar ou abrir o zíper da bolsa, da calça.
 Tenta só apertar o botão na tela do telefone. Não vai funcionar. Aí você tira rapidinho para fazer as coisas básicas e no fim a mão tá congelando e ela perdeu toda a sua função.
Eu quase nunca uso luvas...mas o pior é que sempre me arrependo por não está com elas.



3) Conviver com os choques térmicos
O frio tá de acabar com a coluna na rua e de repente você entra em um estabelecimento comercial e sente aquela baforada quente do aquecedor. É um extremo desequilíbrio entre o frio e o calor. Cuidado, pq não há saúde que aguente. Sempre me aconselham quando entrar em ambientes fechados, tirar o casaco. Eu sei que às vezes é difícil, a gente está com frio e resiste à ideia de tirar o que nos esquenta naquele momento mas a verdade mesmo é que é bem mais rápido o seu corpo aquecer sem tanta roupa dentro de um lugar quente, sem falar ainda que você não corre o risco de depois de tá quase suando precisar encarar o frio de novo.


4) Cuidar da pele
Se tem uma coisa que nunca me preocupei nesses 30 anos de vida (desculpem dermatologistas, eu sei que sou muito relapsa mesmo) foi com cuidados com a pele. Eu até usava hidratantes no corpo mas nunca tive um ritual para isso. Usava sempre que lembrava, que ia sair ou quando (e principalmente) as pernas iam ficar de fora..enfim, de forma bem aleatória mesmo.
Mas aqui não, nesse inverno não!
 A verdade é que como o frio, a nossa pele é a primeira a sentir e ainda tem alguns pontos mais sensíveis, como as mãos. Mesmo com luvas (aff), acho que nunca usei tanto creme de mão na vida como agora.  Aonde eu vou, levo na bolsa um creme específico para hidratar elas e para o corpo até durante o banho eu uso. Depois, neeem se fala.
Ainda tem para o rosto e aquele hidratante para os lábios. Que diferença. 



5) Consultar a previsão do tempo antes de sair
Vai chover? Tem muito vento? 
Essas são as principais informações que eu sempre preciso saber antes de começar a escolher a armadura do dia, ops, a roupa que vou sair. Ah, tem aquele termômetro caseiro, que eu dou uma olhadinha toda hora. Isso também ajuda bastante. E aquele aplicativo de temperatura instalado no celular? Não vivo sem.


6) Lavar louça ou tomar banho dá um ânimo a mais 
Pode parecer estranho (e é mesmo) mas aquela aguá quentiiinha na hora de lavar a louça facilita os afazeres da casa depois, o corpo fica mais quentinho e você consegue organizar sua vida com muito mais disposição. Parece não ter muita lógica, mas fazer o que, dá certo comigo.
 Sim, eu nunca pensei que iria dizer isso, mas eu gosto de lavar louça aqui, no frio. (Palmas!!)
E o banho é a mesma coisa... quando bate aquela preguiça da vida, para dar aquele ânimo  eu tomo logo um banho quente e faz toda a diferença. O difícil é só começar o banho e depois sair dele.
Ah essa parte do banho não conta muito para quando você vai sair de casa logo, claro. O ideal é tomar banho bem antes, pq de choque térmico já basta aquele do item 3.



7) Um cômodo da sua casa é suficiente para viver
Já li em muitoslugares que as casas em Portugal não tem muita estrutura para aguentar o frio no inverno. Pois é, sinto isso na pele. Aqui não temos aquele aquecimento na casa toda, então vivemos com aquecedores elétricos mesmo. Até aí beleza, o cômodo escolhido fica delicinha e a gente vive de boas, até queeee .... bate aquela vontade de ir no banheiro e você lembra que até chegar la tem um corredor frio e o próprio banheiro, que tá no clima ambiente tmb.
 A vontade que eu tenho é de andar com um aquecedor portátil pra onde eu for (será que existe um?). Tô pensando até em comprar um frigobar e colocar na minha sala, assim nem na cozinha vai ser preciso ir.  😂



8) Sol não é sinônimo de quentinho
Se você é como eu e acha (no caso, achava né) que só porque o sol apareceu não está tão frio assim, esqueça. Triste ilusão é entender que ao ver, pela janela, um dia lindo lá fora, o frio tá mais ameno. É cilada, Binoo!
Já cansei de pensar assim: Ai que bom, solzinho!  Enfim eu posso sair com menos casacos hoje!" E ao sair de casa, perceber que o sol é só um enfeite no céu. 😓
Acredite, pode estar tão frio quanto o dia anterior ou até mais gelado ainda.



9) Café é sobrenome de português (e meu tbm)
Se no Rio de Janeiro, principalmente no subúrbio de onde eu vim, boteco é aquele lugar que você encontra em cada esquina. Aqui é a cafetaria. Em todo canto, a qualquer hora, você pode encontrar um lugar para tomar aquele cafézinho. Se antes de vir para cá eu já considerava que tomava muito café, aqui, é tipo água. Nem o chocolate quente é tão gostoso como aquele cafézinho para esquentar nos dias frios daqui.



10) Dá para ser feliz com o frio (não todos os dias)
É árduo, mais dá para viver.  
No fim, os dias de sentir o rosto dormente de tanto frio e o vento que te faz lacrimejar estão próximos de acabar. E aí vem a primavera, o clima fica mais ameno e logo logo o verão de novo. São 3 meses looongos que passam. E pasmem, vai até bater saudade de acender a lareira, colocar aquela roupa mais chique que você só usa em um dia frio, poder sentar naquele restaurante todo no clima, com fogo para aquecer. 
E aí vai começar a época de reclamar do calor, do suor, do sol quente na cabeça..e por aí vai.  




↠ Guia para visitar  Porto em 2 dias
http://bit.ly/2GpUi4g
↠ Mudei para Portugal. E agora??!!
Um guia prático, direto e simples para você que decidiu morar legalmente em Portugal, chegou em terras lusitanas e não sabe por onde começar os trâmites burocráticos.
http://bit.ly/2FgUFyo



Nenhum comentário:

Postar um comentário