Follow Us @diariodeumabrazuca

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Viver no exterior: um mês fora



Hoje me dei conta que já faz um mês que me mudei para Portugal. Sinto que, aos poucos, a sensação de que tudo isso é apenas uma viagem está passando. No começo tentei não pensar nisso. E principalmente, não escrever. 
Morar longe de onde nascemos e crescemos talvez seja um dos maiores desafios da vida. A verdade é que tudo sai do eixo. O lado emocional paga um preço alto. A gente se culpa, se questiona, se angustia. De repente até as coisas que você mais detestava te fazem falta. 

"Recomeçar dói. Recomeçar exige coragem, persistência e resiliência."

A real é que ainda não sei descrever "o que é" e "como é" estar aqui. É como se o sentimento estivesse dentro de mim, todo embaralhado como um grande quebra cabeça e eu vou montado peça a peça.De pouquinho, em pouquinho! É um misto de dor da saudade do que ficou para trás com a euforia de uma nova perspectiva de vida que vem surgindo. Nem sempre fácil de equilibrar. 
Teve dias que chorei no chuveiro e outros que me senti muito bem de poder viver essa experiência tão nova e de grandes descobertas e aprendizados. Senti paz em fazer coisas simples que já não conseguia no Brasil e também me achei uma tonta em uma simples ida a uma padaria (ou supermercado), por me sentir uma analfabeta por não entender completamente a língua local. Tem dias mais fáceis e outros nem tanto.

"A vida de quem inventa de voar é paradoxal, todo dia. É o peito eternamente divido. É chorar porque queria estar lá, sem deixar de querer estar aqui. É ver o céu e o inferno na partida, o pesadelo e o sonho na permanência. É se orgulhar da escolha que te ofereceu mil tesouros e se odiar pela mesma escolha que te subtraiu outras mil pedras preciosas.

E começamos a viver um roteiro clássico: deitar na cama, pensar no antigo-eterno lar, nos quilômetros de distância, pensar nas pessoas amadas, no que eles estão fazendo sem você, nos risos que você não riu, nos perrengues que você não estava lá para ajudar. É tentar, sem sucesso, conter um chorinho de canto e suspirar sabendo que é o único responsável pela própria escolha. No dia seguinte, ao acordar, já está tudo bem, a vida escolhida volta a fazer sentido. Mas você sabe que outras noites dessa virão."

Mas as semanas passam e eu vou tentando me encaixar nessa nova realidade. A casa começa a ficar mais familiar, os passeios me fazem conhecer um pouco da cidade e me tiram um pouco do olhar de turista. Comecei a conhecer pessoas amigas, alguns e muitos portugueses receptivos, prontos a ajudar. E o mais especial: montei o quartinho do meu filho, dando a ele,a mim e ao meu marido mais um pedacinho todo nosso por aqui. No fim, sair ou ficar em casa sozinha não é mais tão assustador. A ida a padaria, ao mercado ou a uma loja cheia de promoções (parte muito boa daqui rs) já não é aquele bicho de sete cabeças. 

Não sei como vão ser os próximos dias, meses...não sei mesmo. Mas o que eu sei que é um recomeço para tudo e há um longo caminho pela frente. E eu estou aqui, vivendo e aprendendo.

"É como “nascer de novo”. Assim como um bebê faria através da exploração do ambiente e dos sentidos, vamos reaprendendo a caminhar, a falar, a desenvolver outros  limites e novos talentos.Essa construção requer tempo, trabalho, disposição física e emocional. Não é fácil, mas tampouco impossível. O importante é estarmos conscientes de que isso é um processo."



↠ Guia para visitar  Porto em 2 dias
http://bit.ly/2GpUi4g
↠ Mudei para Portugal. E agora??!!
Um guia prático, direto e simples para você que decidiu morar legalmente em Portugal, chegou em terras lusitanas e não sabe por onde começar os trâmites burocráticos.
http://bit.ly/2FgUFyo




6 comentários:

  1. Nem sabia que tinham ido embora do Brasil e lendo seu post, entendi o que está sentindo uma amiga e sua filha, adolescente, que também foram embora para Portugal...

    Entendo que os sentimentos sejam confusos, mas quem dera poder ir embora também... na verdade, para isso acontecer me bastaria um trabalho certo por aí, e então chutaria tudo e iria em busca da possibilidade de uma vida minimamente mais justa comigo mesma...

    Beijo enorme e saiba que por aqui estou torcendo por vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudinha! Os sentimentos se misturam muito. É uma loucura mas uma grande experiência. Esse 1 mês pra mim parece um ano pelo tanto que ja me conheci e desconheci tb. Nosso país, infelizmente, não nos deixa muitas alternativas. Ainda acho uma pena ter que sair da minha pátria pra viver uma vida melhor mas a chance surgiu e nós resolvemos agarrar. Obrigada pela torcida! E saudades de tuuuuu! Beijo grande!

      Excluir
  2. Noossaaaa!
    ❤💞
    Mih...
    Nós nunca sabemos do que podemos fazer, até que o tenhamos feito!
    Não.
    Nunca!
    Nem pense em desistir!
    Com certeza é um caminho difícil! Dá medo!
    Mas o medo é grandeza de reconhecer aquilo que você quer atingir.
    E quando você encara esse medo, algo muda em você.
    Existem pessoas que passam uma vida inteira sem reconhecer os seus objetivos, sem descobrir quem são.
    Quando você sabe o que você quer, você pode vencer qualquer obstáculo que está dentro e fora de você.
    Torne-se quem nunca foi, para fazer o que nunca fez!
    É o começo, é difícil, é assustador!
    Mas também é maravilhoso!
    É sensacional!
    Saiba que as melhores pessoas que possuímos, sempre estarão conosco independente de qualquer coisa!
    Você é forte!
    Maravilinda!
    PS. Durante o vôo alto, não se esqueça de admirar a sua capacidade de voar!
    Amo você's! ❤❤❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto amor e sabedoria nas palavras. Obrigada Pam! Minha admiração por vc só aumenta. Beijos! Que Deus te dê em dobro todo esse carinho sempre dedicado a mim. Amamos vcs! Saudades!

      Excluir
  3. Mais que feliz por ler e reler seu primeiro post de muitos ainda!!!! uhuuuu... sucesso na nova caminhada amiga, sempre o caminho do sucesso passa por partes sombrias, se apegue a sua família e a Deus e siga feliz!!! <3 amamos vc e torcemos por vc Brazucaaa!! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nasceu, viu? kkk Vc deve uns créditos ao nascimento dele. Obrigada por me incentivar a voltar a escrever...foi bom voltar. Agora é manter! Obrigada pelas palavras e pela amizade de sempre! Amo vocêeeeeeee

      Excluir