Quando se muda para um outro país com crianças, a adaptação ao ambiente escolar é com certeza uma das maiores preocupações. “Será que o meu filho vai se adaptar?”, Será que vai fazer amigos?”, “ E se sofrer preconceito por ser estrangeiro?”. Essas e outras perguntas são muito frequentes na cabeça de nós pais, principalmente na minha de super neurótica mãe dramática.
A verdade é que eu estava muito ansiosa e preocupada com esse início pois só pensava na "graaande mudança de ritmo e rotina que aconteceria na vida dele".
Mudamos para um outro país, era uma escola completamente nova e diferente, nova professora, novos amigos e "uma quase nova língua". Ó pobre criança! 😅
A verdade é que eu estava muito ansiosa e preocupada com esse início pois só pensava na "graaande mudança de ritmo e rotina que aconteceria na vida dele".
Mudamos para um outro país, era uma escola completamente nova e diferente, nova professora, novos amigos e "uma quase nova língua". Ó pobre criança! 😅
Eu costumava recordar com ele dos bons momentos vividos na escola anterior, os amigos e as atividades que ele fazia por lá. Para mim, falar sempre de forma positiva desse prepará-lo para sua nova vidinha por aqui. Mas eu tentava de tudo mesmo era não projetar a minha ansiedade nele.
No fim, o primeiro contato dele com a escola foi ótimo e rapidamente ele já estava inserido no novo contexto escolar que tanto me preocupava. É claro que cada criança reage de uma forma mas de uma forma "quase geral" o novo mesmo está nos nossos olhos. Então é claro, que a maior adaptação, mais uma vez, foi toooda minha.
E é sobre isso que eu vim falar. Vou contar aqui no post um pouco do que descobri de diferente (PARA MIM) nas escolas em Portugal (Braga, cidade que vivo), além de relatar todas as "bolas foras" que dei por não estar acostumada com essas "novidades" que a vida acadêmica do meu filho me proporcionaria.
1 - Crianças no infantário estudam em turmas mistas
Aqui em Portugal, o aluno tem a obrigatoriedade de frequentar a escola a partir dos 6 anos de idade mas é muito comum que os pais que trabalham coloquem seus filhos em um infantário logo cedo, e o que acontece? As creches, infantário ou creche-escola formam turmas mistas (idades variadas) para um ensino compartilhado. Bem, eu não sei se é em tooodas as escolas do país, mas as cinco que visitei tinham esse mesmo método, por isso falo do que vivenciei.
Eu confesso que, de início, isso me causou um certo "estranhamento". Perguntas como "Será que ele vai regredir?" "Como vai ser o desenvolvimento dele com esse método?" pairavam na minha cabeça.
E foi só durante a primeira reunião dos pais que consegui entender melhor e enfim visualizei um pouco mais do que seria esse "tempo dele na escola" e foi aí que fui me acostumando com a ideia.
A educadora, na época, frizou muito sobre ser tempo de sociabilizar e brincar para eles, o que de fato fazia todo o sentido na nossa situação já que ainda passávamos pelo período de adaptação com o novo local que vivíamos.
Sem falar que desde então observo nele um sentido de responsabilidade com crianças mais novas que ele. Um "ensinar" e um "ajudar" o amiguinho mais novo que não era de costume antes. Tanto que seus melhores amigos na escola tem menos idade que ele e fazem dele um "amigo exemplo". É a coisa mais linda! Uma face que ainda não conhecia dele e tenho achado ótima.
A educadora, na época, frizou muito sobre ser tempo de sociabilizar e brincar para eles, o que de fato fazia todo o sentido na nossa situação já que ainda passávamos pelo período de adaptação com o novo local que vivíamos.
Sem falar que desde então observo nele um sentido de responsabilidade com crianças mais novas que ele. Um "ensinar" e um "ajudar" o amiguinho mais novo que não era de costume antes. Tanto que seus melhores amigos na escola tem menos idade que ele e fazem dele um "amigo exemplo". É a coisa mais linda! Uma face que ainda não conhecia dele e tenho achado ótima.
2- Não tem material escolar individual
Antes mesmo da primeira reunião escolar, eu já sabia que lista de material era algo bem singelo aqui. O que me pareceu ótimo, porém não me segurou de comprar umas coisinhas para ele, não é mesmo? NÃO. 😏
Então, tô me perguntando até hoje pq eu não esperei a tal reunião. 😒
A verdade é que não é que a lista seja singela, ela SIMPLESMENTE NÃO EXISTIA. Mais uma vez repito que isso pode variar de escola para escola, mas a maioria nesse período não se preocupa muito com material escolar individual do aluno mesmo.
No meu caso foi assim: no dia da reunião, eu ouvi da educadora a seguinte frase "todo material que usaremos a escola tem. Recebemos da junta e se for preciso algo durante o ano informamos depois".
OI?? Todo? Pensei eu. Nãao, não é possível. Nem uma resma de papel? Canetinha com 12 cores? Lápis de cor JUMBO (hahaha, brincadeira)?
Vaai, o básico pelo menos, uma canetinha com teminha, lapis de cor, lápis de escrever, borracha fofinha e estojo eu vou comprar né.
COMPREI.
E mais uma vez eu ainda me pergunto o porquê dessa mania.😏
E mais uma vez eu ainda me pergunto o porquê dessa mania.😏
Eu sei que ele levou o material que eu comprei por UMA SEMANA e voltou intacto da escola. Eu persisti. INTACTO AINDA.
Até que meu filho virou e disse "mãe, eu não uso nada meu na escola. Não pode. Tem que ser o da escola."
OK, estojo lindo com teminha fofo fica em casa agora. Ponto. Aprendi.
Até que meu filho virou e disse "mãe, eu não uso nada meu na escola. Não pode. Tem que ser o da escola."
OK, estojo lindo com teminha fofo fica em casa agora. Ponto. Aprendi.
3 - Não tem agenda escolar
Sabe aquela comunicação com a escola, os recadinhos de reunião, das festinhas, algumas atividades extras, um comportamento estranho do seu filho ou até o surto de piolho? Não vem na agenda.
NÃO - TEM - AGENDA.
NÃO - TEM - AGENDA.
É que a maioria dos recados são passados para as crianças. Uma forma de passar responsabilidade e os tornarem mais independentes. TENDEU?
(E pensar que eu até hoje esqueço de dar recados para as pessoas.)
(E pensar que eu até hoje esqueço de dar recados para as pessoas.)
Eles também informam algumas coisas na hora de levar ou buscar a criança (principalmente quando você pergunta rs) ou eles mandam uma folha de recado solta que se perde na merendeira do seu filho. Quer dizer se perdia, pq eu aprendi a olhar a bolsa de comida toooda quando ele chega.
Na bolsa de comida sim, no próximo item eu explico.
4 - As mochilas ficam na escola
E por falar em recados perdidos na merendeira, chegamos ao ponto 4. Mais uma vez eu comprei tudo combinandinho para ele ir para escola, mochila que combina com merendeira, com o copinho, potinho pro lanchinho e blablabla.
Primeira semana de aula: "Ué, cadê sua mochila?" "Tá, na escola, junto da minha bata. Ela fica lá" OK, mais um novidade para anotar.
Pois é, de segunda a sexta (as vezes fim de semana, quando não precisa colocar algo para lavar), ela fica na escola.
E o que tem nela? Livros, cadernos, agendas? Não. Roupas para o caso de uma troca, quando ocorre aqueles "acidentes básicos" que toda criança costuma aprontar. E SÓ. Ele não vai com mochila, merendeira, tooodo fofo para escola mais. Entenda e aceite, Michelle.
Grata.
Grata.
5 - Os lanches são "sugeridos" pela escola
No dia da reunião eu também fiquei sabendo qual lanche mandar para o meu filho. Sim, quem falou que tem o dia daquele biscoito recheado ou salgadinho? Tem não. (Eu sei, que bom né. Desculpa mundooo!)
No livrinho que recebemos vinha escrito, recomenda-se pão, frutas, biscoitos (tipo Maria) e iogurtes. Organizados pelas horas dos lanches e tudo. Poonto para eles! E um choque de realidade nos meus costumes alimentares nada questionáveis e mais um tapa para eu aprender a cuidar melhor da alimentação do meu filho. Valeu Portugal!
Ótimo né? Também achei.
Mas eu confesso que as vezes tento variar com uma coisinha aqui e outra ali. Calma, só rola um "cream cracker" DE-LI-CI-O-SO de vez em quando tamém! rsrs.
Todo dia vai quase a mesma coisa, juro.
Uhum, eu ainda tenho muito que aprender, ai ai. 😕
** 6 - Ah ainda tem o fato das crianças não usarem uniforme e sim uma bata beeem, digaaaamos, huuuuum...não muito bonita. FALEI! 😅
Meu filho fica lindo? Sim, claro.
Mas eu estranhei no início sim e ri um pouquinho também pq a maturidade ficou toda no meu filho. Hoje eu amo aquela roupinha e adoro vê-lo saindo da escola com a batinha. Tudo é uma questão de costume e entender que faz parte.
** 7- E por fim.... tchan tchan tcharãaaa....Meu filho não chama mais ninguém de tia na escola.
"De quem você mais gosta na escola" "Fulana"... "Qual o nome da moça do almoço?" "Fulana"...
Em pensar que no Brasil a gente, já barbado, chama até a moça do cachorro-quente que nunca vimos na vida de Tia.
E vocês, gostaram de todas as "coisas novas" que as escolas daqui tem? Curtiram de cara ou estranharam um pouco de início, assim como eu?
Tiraram de letra?
Me contem aí.
Também estanhei muito não escovarem os dentes das crianças depois do almoço. Nos primeiros dias mandei escova e pasta de dentes e nem tocaram, foi quando perguntei para ele e disse que só lavavam a boca. Acho muito estranho! Não sei se acontece em todas as escolas, mas meu filho estudou em uma particular e agora em uma pública e em nenhuma das duas escovavam os dentes.
ResponderExcluirTmb estranhei muito essa questão. Mandei a escova e a pasta nos primeiros dias e voltaram intactas e então fui me informar. Uma dentista foi à escola dele, deu um kit de escova e tudo, porém o ensinamento foi escovar os dentes ao acordar e na hora de dormir. Fiquei bem surpresa tmb.
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